Articulações

As articulações são conexões flexíveis que permitem que os ossos se movimentem em relação um ao outro.

osteoarthritis hips -

A articulação é suprida com nutrientes alternando entre compressão e descompressão da cartilagem da articulação

Existem vários tipos de articulação:

  • Articulações em sela
  • Articulações esferoide ou enartroses e
  • Articulações em dobradiça

Estas garantem que possamos nos mover (em todas as direções) de forma harmoniosa.

Existem diversos tipos de articulações no corpo humano: articulações em dobradiça nos joelhos, cotovelos e dedos; uma articulação em pivô entre o rádio e a ulna e articulações em sela na base dos polegares. Articulações esferoides permitem o movimento do quadril e do ombro.

As articulações, em geral, consistem de uma cabeça e uma cavidade. Estas são separadas por uma camada de cartilagem. A cápsula da articulação circunda a articulação e, juntamente com os ligamentos, tendões e músculos, forma um envelope protetor externo.

A membrana sinovial reveste a cápsula e fornece líquido sinovial ao espaço articular, sendo que o líquido fornece nutrientes à cartilagem. Na artrite reumatoide, por exemplo, a membrana sinovial começa a proliferar intensamente e há vazamento de líquidos para fora dos vasos sanguíneos. Após algum tempo, esta proliferação começa a atacar a cartilagem, os ossos e os ligamentos.

A cartilagem articular cobre as extremidades dos ossos e consegue compensar irregularidades nas superfícies articulares e absorver impactos devido à plasticidade. Um suprimento constante de nutrientes para a cartilagem articular é garantido alternando entre carga e descarga, de modo a mantê-la saudável.

A amplitude de movimentos depende não só da geometria da articulação, mas também é controlada pelas estruturas circundantes (músculos, ligamentos, cápsula).

 

 

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
0 Rates
0 %
1
5
0