Sistema linfático

Sistema importante para o transporte de retorno de substâncias tóxicas

Sistema linfático

"O serviço de eliminação de resíduos tóxicos do corpo"

Desde que estejamos saudáveis, existem muito poucas razões para pensar no sistema linfático. Só tomamos conhecimento dele quando não está funcionando - como no caso de linfedema, por exemplo.

Linfedema ocorre quando o fluido linfático não consegue fluir para o coração adequadamente e se acumula nos tecidos - ele pode ser comparado a um engarrafamento. Os braços e pernas incham e há formação de edema, ou seja, inchaço crônico.

O sistema linfático pode ser comparado à "eliminação de resíduos tóxicos", pois transporta os resíduos para fora do corpo. Estes incluem, por exemplo, proteínas, produtos de degradação metabólica, produtos inflamatórios ou gordura da cavidade abdominal. O sistema linfático flui ao lado dos vasos sanguíneos e cobre todo o nosso corpo, como uma rede.

Todos os dias, ele transporta até quatro litros de linfa purificada de volta para a circulação sanguínea. Linfedema também pode se desenvolver se a drenagem linfática for interrompida ou comprometida.

Existem diversas opções de tratamento disponíveis atualmente que podem promover uma vida perfeitamente normal, mesmo com linfedema.

Oops, an error occurred! Code: 2018082114160062f42573