"O serviço de eliminação de resíduos tóxicos do corpo"
Desde que estejamos saudáveis, existem muito poucas razões para pensar no sistema linfático. Só tomamos conhecimento dele quando não está funcionando - como no caso de linfedema, por exemplo.
Linfedema ocorre quando o fluido linfático não consegue fluir para o coração adequadamente e se acumula nos tecidos - ele pode ser comparado a um engarrafamento. Os braços e pernas incham e há formação de edema, ou seja, inchaço crônico.
O sistema linfático pode ser comparado à "eliminação de resíduos tóxicos", pois transporta os resíduos para fora do corpo. Estes incluem, por exemplo, proteínas, produtos de degradação metabólica, produtos inflamatórios ou gordura da cavidade abdominal. O sistema linfático flui ao lado dos vasos sanguíneos e cobre todo o nosso corpo, como uma rede.
Todos os dias, ele transporta até quatro litros de linfa purificada de volta para a circulação sanguínea. Linfedema também pode se desenvolver se a drenagem linfática for interrompida ou comprometida.
Existem diversas opções de tratamento disponíveis atualmente que podem promover uma vida perfeitamente normal, mesmo com linfedema.