Sistema venoso

O caminho do sangue de volta para o coração

Sistema venoso

Anatomia do sistema venoso

O sistema venoso é aquela parte da circulação na qual o sangue é transportado da periferia de volta para o coração. Distinguimos entre os sistemas venosos superficial e profundo. O sistema venoso subcutâneo superficial nas pernas inclui a veia safena longa e a veia safena curta. Ele transporta o sangue da superfície (pele e tecidos subcutâneos) para onde é coletado nas veias profundas.

O sistema venoso profundo inclui as veias ilíaca, femoral e poplítea, bem como as veias femorais profundas. As veias profundas, em geral, se dispõe paralelas às artérias correspondentes. Esses dois sistemas venosos são separados um do outro por fáscia, um tecido conjuntivo, e músculos que são conectados por um terceiro sistema venoso - as veias perfurantes (= veias comunicantes). A parede venosa consiste de três camadas (túnicas):

  • íntima (= camada interna)
  • média (= camada média) e
  • adventícia (= camada externa)

As paredes das veias são mais finas que as das artérias. Elas são mais expansíveis, pois contêm menos fibras elásticas e musculares.

Válvulas venosas - componentes importantes do sistema venoso

As veias têm válvulas em forma de lua crescente em intervalos maiores no lúmen, que dividem as veias longas em segmentos. Essas válvulas se abrem assim que há pressão sanguínea ascendente em direção ao centro do corpo, contra a gravidade, e se fecham logo que o sangue "para" e começa a retornar.

Meias de compressão da medi

Aqui você encontrará maiores informações sobre as meias de compressão da medi.

Meias de compressão da medi
Meias de compressão da medi

Diagnóstico e tratamento

Como o sangue retorna ao coração

Informações sobre a terapia venosa

Terapia venosa

Dica sobre o produto

Meias de compressão

A peça de vestuário compressiva ideal

Meias de compressão

O corpo

Veias

Como nossas veias funcionam?

Veias

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
1 Rates
100 %
1
5
5