Aquilodinia

Síndrome da dor no tendão do calcâneo e nos tecidos lubrificantes ao redor do tendão

Achillessehne Illustration -

O que é aquilodinia?

Aquilodinia é uma síndrome da dor no tendão do calcâneo e nos tecidos lubrificantes ao redor do tendão. O quadro clínico varia de irritação a inflamação do tendão do calcâneo. Em alguns casos, o tendão pode até se romper.

Anatomia e importância

O músculo da panturrilha é composto por três partes, as quais se unem na parte inferior da panturrilha para formar o tendão do calcâneo e os elementos que se inserem no calcâneo. O tendão do calcâneo tem cerca de 1,5 cm de comprimento e transmite a força dos músculos da panturrilha para o osso – especialmente para o pé, ou seja, o calcanhar.

Esta região precisa suportar forças muito altas, especialmente ao pular e aterrissar. Por exemplo, quando você corre, uma força igual a oito vezes o seu peso corporal atua sobre o tendão do calcâneo.

Sinais e sintomas

Os sintomas clássicos de aquilodinia são dor, inchaço e alta sensibilidade a pressão.

Inicialmente, tais sintomas ocorrem apenas no início da atividade física e desaparecem novamente após o aquecimento. A dor tipicamente não é sentida no calcanhar, mas um pouco acima dele. É aí que o organismo se protege contra o esforço excessivo, aumentando o volume dos tecidos conjuntivos enfraquecidos. Mas apesar deste espessamento, ele não aumenta a proteção do tendão contra o esforço excessivo. Na realidade, ele até encurta.

Para evitar sofrer uma ruptura do tendão do calcâneo é importante dar ouvidos aos sinais de alerta do organismo. O tendão sobrecarregado precisa descansar.

Fatores de risco e causas

Os sintomas ocorrem com maior frequência quando o tendão é forçado excessivamente ou está de modo geral enfraquecido.

Sendo a lesão mais comum em corredores, a aquilodinia em geral começa quando indivíduos sem condicionamento físico treinam em excesso. Estresses fora do comum, como correr em terreno irregular, também podem desempenhar um papel. Mas corredores e outros atletas não são os únicos confrontados com sintomas no tendão do calcâneo. Indivíduos com sobrepeso também forçam demais os seus tendões do calcâneo o tempo todo.

Deformidades ortopédicas dos pés – como pé plano valgo – ou uso de sapatos inadequados também podem causar ruptura. Outros fatores incluem tomar determinados antibióticos e tabagismo – isso pode tornar os tendões mais susceptíveis.

Prevenção

  • Treinamento: é possível evitar problemas no tendão do calcâneo facilmente, basta treinar os músculos dos pés andando descalço e fazendo exercícios especiais de balanço.
  • O calçado certo: você deve usar sapatos bons. Escolha sapatos para usar fora de casa com saltos baixos e sapatos de corrida com efeito amortecedor fraco.
  • Aquecimento: aqueça bem os tendões antes de correr e faça exercícios suaves de alongamento. Certifique-se de que consegue girar o pé facilmente e evite estresses abruptos, como saltos.

Como os sintomas do tendão do calcâneo podem ser tratados?

Para permitir que o tendão se recupere rapidamente, é importante aliviar a tensão sobre ele.

Clique aqui para obter maiores informações sobre o tratamento de aquilodinia.

Alivie a tensão nos tendões

Para permitir que o tendão se recupere rapidamente, é importante aliviar a tensão sobre ele. O suporte para o tendão do calcâneo Achimed da medi pode ajudar. Além disso, o tecido de suporte e a almofada de silicone massageiam a parte afetada do corpo e ajudam a reduzir o inchaço. A malha Clima Comfort imediatamente conduz a transpiração para fora do suporte.

O suporte para o tendão do calcâneo Achimed é calçado como uma meia. Ele está disponível em lojas de produtos médicos. Dois calços individuais para o calcanhar corrigem a posição do pé e aliviam o tendão do calcâneo. Estes podem ser colocados dentro do sapato.

Além disso, diversas medidas podem ajudar a reduzir a inflamação:

  • Massagem
  • Alongamento e exercícios de fortificação
  • Pomadas anti-inflamatórias
  • Fisioterapia e terapia com ondas de choque
  • Ultrassonografia
  • Resfriamento
  • Acupuntura

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
2 Rates
20 %
1
5
1