Doenças venosas

As veias transportam sangue para o coração todos os dias. As veias das pernas têm um trabalho particularmente difícil para o conseguirem. Se não são capazes, o sangue acumula-se nas pernas e podem se desenvolver várias formas de doenças venosas.

Doenças venosas - Doenças venosas

O que são doenças venosas?

Veias varicosas, inflamação venosa, trombose – as doenças venosas estão muito difundidas. Muitos homens e mulheres na Alemanha sofrem de doença venosa crônica. A predisposição para isto está, frequentes vezes, programada geneticamente, mas fatores como estar de pé ou sentado no trabalho durante muito tempo, obesidade e falta de exercício físico também desempenham um papel importante. Pernas cansadas e pesadas, prurido ou tornozelos inchados podem ser sinais de insuficiência venosa. Alterações venosas podem ser eficazmente neutralizadas interpretando os sintomas adequadamente e tomando medidas preventivas precoces.

O sistema venoso

Enquanto as artérias transportam sangue do coração para o corpo, as veias transportam o sangue pouco oxigenado de retorno ao coração – contra a gravidade. Esta função é auxiliada pela chamada bomba muscular nos músculos das pernas e nas válvulas venosas. Como uma válvula, estas impedem que o sangue tenha um fluxo de retorno para a perna. Se este sistema começar a falhar, o sangue se acumula nas pernas. Desenvolvemos telangiectasias, veias varicosas, inflamação venosa e, em estágios muito avançados, úlceras venosas nas pernas.

Indícios e sintomas

As primeiras alterações em suas veias da perna começaram muito tempo antes de você descobrir veias varicosas ou outros indícios visíveis. Pernas cansadas ou com coceira, tornozelos inchados à noite, prurido ou dor nas pernas são os primeiros sinais de alterações nas veias. As chamadas “veias de alerta”, um círculo de veias distendidas no tornozelo, é um indício importante e precoce.

Mais tarde, estas são seguidas de tumefação devido a acumulação de água, as chamadas “pernas grossas”. Você deve consultar um flebologista, para que ele possa escolher o tratamento mais adequado para você. A propósito: o exame é totalmente indolor e não apresenta qualquer risco.

Fatores de risco

A insuficiência venosa é frequentemente de origem genética. Mas outros fatores como frouxidão básica no tecido conjuntivo, gravidezes e alterações nos hormônios favorecem os distúrbios venosos. O álcool, que relaxa os vasos sanguíneos, pode também ter um efeito significativo, tal como a obesidade e os problemas digestivos persistentes. Hábitos como estar de pé ou sentado durante muito tempo e a falta de exercício físico são também desfavoráveis.

Prevenção

"É melhor caminhar e deitar em seguida do que estar sentado e de pé todo o tempo" é a norma principal da Liga Alemã de Doenças Venosas. Muito exercício físico e exercícios específicos para as veias também mantém suas veias saudáveis e elásticas. A alternância de contração e relaxamento muscular nas pernas mantém efetivamente seu sangue em movimento. As duchas quentes e frias também são um tipo de tratamento para suas pernas.

Comece a usar vestuário de compressão regularmente. Deste modo, você não só prevenirá telangiectasias e veias varicosas. Em muitos casos, será suficiente vestuário nas classes de compressão menores. As lojas de produtos cirúrgicos vendem modelos de última linha que nem mesmo parecem meias de compressão.

A propósito de estilo: deixe mais vezes seus saltos altos no armário e use sapatos rasos. Motivo: com saltos altos, os músculos dos pés ficam bastante inativos e é menor a pressão que os músculos exercem no sistema venoso. Com sapatos rasos, pelo contrário, os pés podem se mexer mais facilmente, o que, por sua vez, ativa a bomba do músculo da panturrilha.

Como podem ser tratadas as doenças venosas?

As doenças venosas não são curáveis, mas respondem bem ao tratamento. Há muitos métodos de tratamento, mesmo em quadros clínicos avançados. Os mais importantes destes tratamentos são tratamento de compressão e cirurgia venosa.

Diagnóstico e tratamento

Insuficiência venosa

Porque as mulheres são mais afetadas que os homens?

Insuficiência venosa

Dica sobre o produto

Meias de compressão

A peça de vestuário compressiva ideal

Meias de compressão

O corpo

Veias

Como nossas veias funcionam?

Veias

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
1 Rates
80 %
1
5
4