Inflamação venosa

Na inflamação venosa (termo médico: flebite) a parede de uma veia está inflamada.

Insuficiência venosa: meias de compressão estabilizam a parede das veias - Beinvenen

Ela é limitada localmente e dolorosa.

Em geral, são afetadas veias superficiais (flebite superficial). A inflamação ocorre comumente juntamente com varizes nas veias das pernas, embora as veias dos braços e, raramente, as veias da face e pescoço possam também ser afetadas. Em via de regra, a flebite é restrita localmente e, algumas vezes, pode ser bastante dolorosa. O segmento afetado da veia é visível como uma área vermelha, quente e frequentemente inchada na pele. A inflamação causada por bactérias pode causar febre.

Um especialista (flebólogo, angiologista, cirurgião vascular, dermatologista) deve ser consultado imediatamente: coágulos sanguíneos (tromboses) podem se desenvolver como resultado da inflamação venosa. Se uma veia profunda da perna estiver inflamada, isso pode causar trombose, que também é chamada de trombose venosa profunda ou flebotrombose.

Se a trombose ocorrer dentro do pulmão, isso se chama embolia pulmonar, e pode ser fatal.

Causas da inflamação venosa

Um fluxo sanguíneo mais lento é a causa mais comum de inflamação venosa. Ele causa reações inflamatórias na parede venosa enfraquecida, que é frequentemente predisposta por varizes. Mas a inflamação venosa também pode ocorrer em locais onde a veia é apertada por longos períodos por roupas muito justas ou, por exemplo, a ponta de uma cadeira mais dura. Outra causa comum é quando médicos colocam cateteres internos para realizar infusões ou administrar medicamentos e os mesmos permanecem nas veias por vários dias. A inflamação venosa pode também ser causada por uma lesão na parede venosa ou pela penetração de bactérias. Ela também pode surgir após cirurgias ou períodos longos em que o indivíduo permanece acamado.

Como a inflamação venosa é tratada?

O que acontece se a inflamação permanecer sem tratamento?

A inflamação de veias superficiais que é diagnosticada e tratada prontamente comumente regride dentro de poucos dias sem quaisquer complicações. Se os sintomas da inflamação venosa permanecerem sem tratamento, ela pode se espalhar e causar dor com duração de várias semanas. A situação é especialmente precária se inflamação venosa ocorrer próximo a um ramo do sistema venoso profundo. Se ela permanecer sem tratamento, pode causar trombose venosa profunda, com o risco de uma embolia pulmonar perigosa.

Dicas para prevenir a inflamação venosa no dia-a-dia:

  • Beba quantidades adequadas de líquidos
  • Evite permanecer sentado ou em pé por longos períodos
  • Faça exercícios com os pés para estimular a bomba venosa
  • Trate as suas varizes
  • Use meias de compressão médica todos os dias se as suas pernas já tiverem varizes
  • Pare de fumar

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
17 Rates
74 %
1
5
3.7