Dores lombares

Seja qual for a sua causa: compressão do nervo ciático, lumbago, hérnia discal ou tensão muscular, as dores lombares podem ser verdadeiramente incapacitantes

Dores lombares

O que você pode fazer com relação às dores lombares?

A dor nas costas é responsável pelo maior número de afastamentos do trabalho por motivo de doença e é principal queixa de saúde na Alemanha. Esses dados foram comprovados pelo Relatório de Saúde de 2013 sobre membros do plano de saúde estatutário BKK (fonte: www.bkk-nordwest.de).

Na maior parte dos casos, a causa é o fato de os músculos e ligamentos serem sujeitos a um trabalho excessivo ou uma coluna sobrecarregada. As boas notícias são as seguintes: os problemas lombares muitas vezes desaparecem espontaneamente ao fim de três meses. Mas em algumas situações também podemos ajudar um pouco a recuperação – por exemplo, por meio de fisioterapia ou suportes. Fazem a pessoa se sentir bem e ajudam a região lombar a se recuperar. Você fica apto mais rapidamente à retomar as atividades normais do dia a dia.

Tipos de dores lombares

Normalmente distinguimos entre:

  • dor de costas específica
  • dor de costas não específica

A maior parte dos casos faz parte da categoria das dores lombares não específicas. Estas são atribuídas a tensão muscular, irritação e espasmos dos músculos das costas, bem como dos tendões e ligamentos.

Se a dor for causada por um distúrbio espinhal como lesão traumática ou deformidade – ou por outras doenças, chama-se dor de costas específica. Um disco intervertebral prolapsado é um exemplo clássico desta situação.

O que provoca a dor nas costas?

As dores lombares não - específicas têm início nos músculos lombares, nos tendões e nos ligamentos.

Indícios

Geralmente, apenas notamos a dor nas costas quando esta se agrava ou quando dura mais tempo do que o habitual.

Mas o corpo envia muito cedo os primeiros sintomas:

  • Você se sente cambaleante e tenso
  • Sua região lombar e as articulações estão rígidas de manhã ou seus músculos estão tensos.

Existem sinais aos quais você deve prestar atenção. Se a dor nas costas já está irradiando para seus braços ou pernas e se você tem dificuldade em movimentá-los, é conveniente consultar um especialista ortopédico ou um neurologista. Isto ajudará você a evitar um possível entorpecimento ou dificuldade em respirar, porque as dores lombares também podem provocar estes sintomas. Pergunte ao seu médico. Ele recomendará um tratamento adequado para você e dentro de pouco tempo você vai se sentir melhor.

Fatores de risco e causas

Se não dermos atenção à nossa região lombar durante anos e ignorarmos estes fracos sinais de alerta, podemos desenvolver dor nas costas não específica. Levantamos pesos, sentamo-nos de modo desconfortável, praticamos esportes unilaterais – estas são, de longe, a causa mais frequente de problemas lombares.

Mas a falta de exercício físico ou a obesidade também dão a nossas regiões lombares motivo para queixas. Isto também é válido para estressores psicológicos, como problemas emocionais ou estresse. Então nossos ossos lombares reagem com dores. Estudos têm mostrado que pacientes com dores lombares típicas seguem a estratégia de sorrir e aguentar. Preferimos ranger os dentes do que pedir ajuda.

Os apoios e órteses podem ajudar a estabilizar a região lombar e a reduzir a tensão muscular.

Prevenção

Preste atenção às seis normas básicas das "escolas de coluna":

  1. Perca o excesso de peso para retirar carga da suas costas.
  2. Retese os músculos abdominais e pélvicos quando você estiver sentado ou deitado e se apoie nos braços e pernas.
  3. Se agache quando apanhar qualquer coisa do chão.
  4. Nunca fique na mesma posição por mais de 30 minutos.
  5. Transporte objetos pesados junto do corpo e evite suportar pesos de um só lado.
  6. Conscientemente puxe o umbigo para trás no sentido da coluna sempre que puder. Isto fortalece os músculos transversos que mantêm estável a coluna lombar.

Tratamento lombar – Apoios e órteses lombares

A listagem de possíveis abordagens do tratamento é tão longa como a listagem de causas da dor lombar. Apoios e órteses para a região lombar conseguem resultados muito bons para a gama mais ampla de problemas lombares.

Os chamados apoios lombares como Lumbamed basic ou Lumbamed plus da medi estabilizam a coluna lombar inferior. Os apoios aliviam o estresse nos ligamentos e tendões e ajudam a evitar posturas de proteção. Isto alivia a dor e restabelece a mobilidade mais rapidamente.

As órteses lombares (por exemplo, Lumbamed disc ou Lumbamed stable) são usadas para discos intervertebrais colapsados. As chamadas órteses de hiperextensão são usadas para fraturas das vértebras na coluna dorsal e lombar. Estas endireitam o tronco. Órteses com estrutura rígida (por exemplo, medi 4C) também impedem a rotação do tronco.

Apoios e órteses lombares são prescritos por médicos quando é necessário e podem ser obtidos em lojas de instrumentos cirúrgicos. Aqui também poderá obter um amplo aconselhamento.

Por vezes, os médicos também prescrevem medicamentos para alívio da dor ou relaxamento muscular. Os pacientes cujos sintomas são mais psicossomáticos são geralmente ajudados por meio de assistência psicológica ou antidepressivos.

Uma cirurgia pode também aliviar a dor causada por um disco prolapsado. Os pacientes cujos sintomas são mais psicossomáticos são geralmente ajudados por meio de assistência psicológica ou antidepressivos.

O melhor é pedir a opinião de um médico especialista e ter uma vida mais agradável para as suas costas, que deve começar hoje mesmo. Porque umas costas equilibradas significam uma qualidade de vida a 100%!

Oops, an error occurred! Code: 201808202158389370acd4