Terapia de compressão

A terapia de compressão é considerada a forma básica do tratamento de doenças venosas.

Terapia de compressão - Terapia de compressão

Tratamento de doenças venosas modificador das doenças

Ouve-se com frequência as pessoas chamando incorretamente as meias de compressão médica de "meias de apoio". É necessário fazer uma clara distinção entre estes dois produtos.

  • As roupas de compressão médica são dispositivos médicos que podem ser prescritos pelo médico, se necessário, caso o paciente tenha as indicações certas ou se ele as considerar apropriadas para a situação. As medidas dos pacientes são tiradas individualmente pelos fornecedores cirúrgicos ou as roupas são feitas especialmente sob medida para o cliente.
  • Por outro lado, as meias de apoio são adequadas somente para pessoas que não apresentam problemas venosos.

As veias nas pernas garantem que o fluxo de sangue retorne ao coração. As válvulas venosas nas veias funcionam como válvulas sem retorno e permitem que o sangue flua apenas em uma única direção, no sentido do coração, evitando, assim, o acúmulo de sangue nas pernas. A falta de exercício e a permanência em excesso de pé ou sentado colocam uma pressão considerável sobre o sistema venoso durante muitas horas do dia.

Se a bomba muscular da panturrilha não mais suporta o transporte de retorno do sangue, as veias se alargam e as válvulas venosas não se fecham mais adequadamente, o resultado é a sensação de peso e cansaço nas perna. Inchaço e meias ou calçados que deixam marcas na pele são um sinal disso. Veias de aranha, veias varicosas ou úlceras de perna podem se desenvolver mais tarde.

Apenas o gradiente de pressão medicamente correto garante a eficácia médica.

A pressão exercida pelas meias de compressão diminui continuamente no sentido distal (tornozelo/pés) para proximal (coxa), pois este gradiente de pressão degressivo cumpre com os requisitos médicos no que diz respeito à terapia de compressão.

Uma vez que os seres humanos são animais eretos, a pressão venosa é mais elevada na região do tornozelo/pé (distalmente). Portanto, principalmente o terço inferior da canela corre o risco de sofrer distúrbios patológicos. Sendo assim, a pressão exercida pela meia de compressão deve ser particularmente elevada nessa região. Por outro lado, o gradiente de pressão deve ser aliviado na cavidade do joelho para evitar a constrição da veia superficial. O gradiente de pressão diminui de forma constante de 100% no tornozelo para 40% na coxa.

A pressão exercida no tornozelo define a classificação das roupas de compressão médica em quatro classes de compressão disponíveis.

Por que as meias de apoio não são roupas de compressão médica?

Como regra geral, as meias de apoio não têm um gradiente de pressão degressivo controlado. Isso pode levar a uma situação onde o sangue se acumula nas pernas e as doenças venosas ainda se desenvolvem, ou os sintomas não são aliviados.

O tamanho das meias é normalmente determinado pelo tamanho do pé.

Considerando que as meias de apoio nem podem ser prescritas pelo médico, elas só são úteis para pessoas que nunca tiveram quaisquer problemas venosos. Elas não se integram nos cuidados médicos!

Terapia de compressão para pacientes com edema

Se a função do sistema venoso estiver prejudicada, a pressão nas veias aumenta e os componentes aquosos do sangue vazam para dentro dos tecidos, o que pode fazer com que os tornozelos e as pernas inchem. Nesta situação, o sistema linfático do paciente, que está prejudicado devido ao edema, tem de trabalhar ainda mais para transportar o fluido nos tecidos de volta para o coração.

É aqui que as roupas de compressão mediven com malha plana garantem o melhor apoio possível para manter os resultados da drenagem linfática, e é por isso que é tão importante usar as meias regularmente.

No verão, a tendência de inchaço e acúmulo de água é ainda maior. Em altas temperaturas, um sofisticado mecanismo do corpo humano é acionado para resfriar o corpo. As veias superficiais se alargam para que o sangue consiga liberar mais calor através do aumento da área de superfície, consequentemente resfriando o corpo.

Roupas de compressão após procedimentos plásticos/cosméticos

Quando a gordura é aspirada, a parede abdominal é apertada e a mama é alterada para se adequar à vontade da paciente, o objetivo é dar suporte ao novo formato do corpo durante o processo de recuperação. Há roupas de compressão especiais para isso, como a lipomed da medi. TEstas roupas garantem que as células de gordura restantes são distribuídas de forma otimizada em todos os tecidos, e quaisquer folgas que tenham surgido sejam fechadas. Elas também evitam que a pele fique enrugada ou ondulada, e previnem o aparecimento de edemas e hematomas. Desta forma, uma silhueta simétrica é formada dentro de quatro a seis semanas.

  • As meias-calças de compressão médica são mais adequadas após um procedimento de lipoaspiração ou abdominoplastia.
  • Recomenda-se que as pacientes usem um sutiã de apoio depois de uma operação de mama.
  • Há roupas de compressão criadas especialmente para homens após procedimentos de reconstrução da forma natural do tórax.

Todas estas roupas são fáceis de colocar e confortáveis de usar, mesmo em dias quentes, pois elas são livres de látex, têm respiração ativa e umidade permeável.

Roupas de compressão médica da medi

Um recurso muito especial das meias de compressão médica da medi é que elas não têm a aparência de dispositivos de suporte médico. Elas são tão transparentes quanto o náilon e se mantêm na moda graças a uma grande variedade de cores para cada estação. Além disso, há diversas opções de faixas superiores para meias que são usadas até a coxa.

Também há roupas de compressão médica para homens (por exemplo, mediven para homens) que são visualmente indistinguíveis das meias altas convencionais. Para o usuário, isso significa eficácia médica combinada com padrões de moda e o mais alto conforto nas roupas. As roupas de compressão da medi possuem o tamanho perfeito e não escorregam nem pinicam.

Graças à tecnologia Clima Comfort, pernas suadas agora são uma coisa do passado, pois a meia transporta rapidamente a umidade para o lado de fora da roupa. Portanto, não há porque não usar uma roupa de compressão da medi até mesmo no verão.

Roupas de compressão previnem o avanço da insuficiência venosa crônica

As junções apertadas são uma barreira para fluidos e substâncias dissolvidas, que não conseguem mais passar desimpedidas para o espaço intersticial.

Em comparação com indivíduos saudáveis, os pacientes com edemas e úlceras venosas têm níveis mais baixos das moléculas JA (de junção apertada) CLDN-1, CLDN-5 e proteína.

As biópsias que foram tomadas de indivíduos saudáveis e de pacientes com edemas e úlceras venosas antes e quatro semanas após a terapia de compressão mostram níveis significativamente mais elevados de moléculas JA mRNA, CLDN-1, CLDN-5 e proteína após quatro semanas.

Esta é uma clara indicação de que a terapia de compressão é capaz de superar essas barreiras, prevenindo, assim, o avanço da insuficiência venosa crônica que é causada por junções apertadas1.

Um fator decisivo para o sucesso da terapia de compressão é a adesão do paciente, que aumenta à medida que também aumenta o número de atributos positivos para o paciente das meias de compressão. Com a sua alta elasticidade e transparência, fácil manuseio e cores elegantes, as roupas de compressão mediven definem o padrão para os pacientes e promovem o cumprimento do tratamento.

Fonte: 1 Herouy Y, Rabe E et al, Int. J. Mol. Med, julho de 2006

Roupas de compressão melhoram o metabolismo muscular

Não só as pessoas com doenças venosas, mas também aquelas sem qualquer problema venoso, podem se beneficiar do efeito das roupas de compressão.

Os resultados de um estudo que envolveu 19 maratonistas com veias saudáveis, onde cada um correu uma meia maratona com e sem meias de compressão (20 mm Hg), demonstram - em comparação com a corrida sem meias - que o uso de meias de compressão resulta em:

  • recuperação mais rápida em termos de tempo de reenchimento venoso
  • restauração parcial da força da bomba venosa
  • tempos de corrida até 15% melhores do que sem a roupa de compressão

Conclusão da pesquisa: usar roupas de compressão aumenta o metabolismo muscular e promove uma recuperação mais rápida após esforços físicos.1

Como parte da terapia de compressão de alta adesão que, em especial, pode ser alcançada com o uso de roupas próprias para pacientes, como as meias de compressão medi, os pacientes com doenças venosas se beneficiam de efeitos conhecidos, entre eles: a melhora espontânea dos sintomas e a prevenção de um avanço progressivo da doença venosa.

Fontes: 1 Dr. med. S. Sadoun et al, Dermat. Nachrichten 9/02.

Diagnóstico e tratamento

Como o sangue retorna ao coração

Várias formas de doença venosa

Pernas inchadas

Dica sobre o produto

Meias de compressão

O vestuário de compressão ideal

Meias de compressão

O corpo

Como o sangue retorna ao coração

Como o sangue retorna ao coração

Sistema venoso

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
0 Rates
0 %
1
5
0