Trombose de viagem

Síndroma da classe econômica

O que é a trombose de viagem?

A trombose de viagem é um tipo de trombose á que estão sujeitas as pessoas que viajam e permanecem sentadas por muitas horas. Todos aqueles que viajam de avião sabem que viajamos apertados num avião, os passageiros da classe econômica apenas têm 43,18 centímetros de largura do assento e 76,2 centímetros de espaço para as pernas.

Quando os passageiros dos aviões se sentam imóveis durante horas, a circulação do sangue desacelera. O ar seco e a baixa pressão atmosférica a bordo são fatores adjuvantes. Isto é agravado pela posição sentada curvada na virilha e, principalmente, pelas pernas curvadas ou cruzadas. As veias torcidas têm agora de trabalhar muito para bombear o sangue desde os pés até o coração. O sangue pode acumular-se nas pernas e os componentes aquosos escoam através da parede venosa para os tecidos.

O resultado: inchaço dos pés e das pernas. O sangue pode ficar espesso e, se uma veia ficar bloqueada, pode acontecer uma trombose.

Prevenção da trombose de viagem

Aqui vão algumas dicas acerca da forma como você pode prevenir a trombose de viagem:

  • Levante-se e caminhe de um lado para o outro
  • Beba muita água, chá ou bebidas semelhantes
  • Faça exercícios com os pés: flexões, extensões e movimentos circulares com os tornozelos ativam a circulação do sangue

O vestuário médico de compressão é o companheiro ideal de viagem para pessoas que pertencem a grupos de risco elevado (por exemplo, pouco tempo após uma cirurgia), ou grupos de risco moderado (por exemplo, viajantes com mais de 60 anos ou pessoas obesas ou com história familiar de trombose).

O médico pode prescrever este vestuário, se for necessário, e também irá recomendar exercícios com as pernas e aconselhar medicamentos.

As meias de viagem minimizam o risco de trombose

Pessoas com veias saudáveis podem minimizar o risco de trombose e pernas inchadas com meias de viagem. A compressão rigorosamente definida (medi compression) diminui no sentido do joelho, as veias são apertadas e as válvulas venosas podem voltar a se fechar. O sangue "usado" flui de volta para o coração mais rapidamente.

Oops, an error occurred! Code: 201808211520007ea93447