Corra para o médico, depressa
Os coágulos sanguíneos se formam primeiramente nas veias das pernas e da pélvis. Estes vasos sanguíneos coletam o sangue dos pés, pernas e pélvis e transportam-no de retorno ao coração. Uma trombose venosa profunda deve ser imediatamente tratada por um médico.
O risco de ocorrer uma embolia pulmonar é especialmente elevado se as veias profundas da perna forem afetadas. Um trombo na veia afetada fica desalojado e é arrastado para os pulmões pelo fluxo sanguíneo, onde pode bloquear uma veia. Pelo contrário, se o mesmo acontecer numa das veias superficiais das pernas, o coágulo tem primeiramente de vaguear na direção das veias profundas das pernas, o que é menos perigoso.
Sintomas de uma trombose venosa profunda
Os sintomas mais frequentes são:
- Dor, dor desagradável
- Vermelhidão ou descoloração azulada da pele
- Sensação de tensão e tumefação
Pode ocorrer uma trombose na virilha, na coxa, na fossa poplítea, na panturrilha ou na sola do pé. A posição de pé e o caminhar são então particularmente dolorosos.
Como se desenvolve uma trombose venosa profunda
Pode se formar um coágulo de sangue se
- o fluxo sanguíneo desacelerar, por exemplo, durante o confinamento na cama ou em voos de longa distância
- as paredes do vaso sanguíneo se alteraram
- o sangue tiver elevada tendência para formar coágulos.
O sangue flui mais lentamente nas veias do que nas artérias e é por esta razão que as tromboses ocorrem principalmente nas veias. As veias profundas na barriga da perna e na coxa são sobretudo afetadas por tromboses venosas profundas (flebotromboses).
Diagnóstico de trombose venosa profunda
É necessário um rápido diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda para impedir uma embolia pulmonar. O exame da região dolorosa e a medição de parâmetros especiais do sangue no laboratório confirmam o diagnóstico da trombose suspeita. O médico usa o ultrassom Doppler e Duplex para localizar uma trombose venosa profunda exatamente antes de a tratar.
Quem apresenta maior risco de sofrer uma trombose venosa profunda?
Homens e mulheres idosos apresentam quase o mesmo risco de sofrer uma trombose venosa profunda. Em pessoas mais jovens, mais mulheres que homens são afetadas por trombose venosa profunda. As causas desta situação são as seguintes:
- doença venosa pré-existente
- transtorno de coagulação
- pílula
- gravidezes
- tabagismo e obesidade
- cirurgias
- confinamento na cama
- esforço físico invulgar
Como se pode impedir a trombose venosa profunda (profilaxia da trombose)
A associação de medidas medicamentosas e físicas é norma para profilaxia da trombose na Alemanha. Seu médico decide qual o tipo de medicação, a forma farmacêutica, a dosagem e o período de tratamento.
- O objetivo de todas as medidas físicas é melhorar o fluxo venoso de retorno (fator circulatório). Existem várias formas e meios para conseguir este objetivo:
- Meias para profilaxia clínica da trombose (compressão normalizada)
- Bandagem circular (compressão não normalizada)
- Sistema de compressão por envolvimento da região inferior da perna
Outros exemplos de medidas profiláticas físicas são a mobilização precoce, o tratamento de mobilização e a elevação das pernas
O seu contato em caso de trombose venosa profunda
- Médico generalista
- Especialista em doenças venosas
- Médico assistente e pessoal de enfermagem se você estiver hospitalizado
Como é tratada uma trombose venosa profunda?
Muitos pacientes nem sequer reparam no problema, mesmo em tromboses graves. Isto é particularmente perigoso porque o coágulo sanguíneo que precipitou a trombose venosa profunda pode ser novamente desalojado. Se chegar aos pulmões, pode causar uma embolia pulmonar com risco de vida.
O tratamento dá a máxima prioridade à:
- parada do aumento do coágulo
- remoção da trombose
- prevenção de uma embolia pulmonar
- prevenção da síndrome pós-trombótica (dano permanente nas válvulas venosas).
A estratégia do tratamento inclui:
- Medidas básicas, como posicionamento correto ou mobilização e terapia de compressão
- Medicação para tornar o sangue mais fluido, como heparina ou Marcumar
- Trombólise para desmembrar o coágulo sanguíneo (trombo)
- Possivelmente uma cirurgia para remover o coágulo
Tratamento de compressão
Depois de ter sido diagnosticada trombose venosa profunda a um paciente, está indicado vestuário de compressão durante o tratamento medicamentoso. Este exerce pressão mecânica sobre as veias a partir do exterior. Diminui o diâmetro da veia e o sangue flui de retorno ao coração mais rapidamente. A pressão na perna segue um gradiente controlado: é mais forte no tornozelo e diminui pela perna acima. Posteriormente, os médicos verificarão até que ponto o transporte de retorno do sangue ainda está comprometido. Os médicos podem então aconselhar você se o tratamento de compressão tem de continuar ou se você pode parar de usar o vestuário.