Dicas de treinamento

Dicas de treinamento específicas para idosos

Dicas de treinamento

Como se manter em forma na terceira idade

O “Saldo do exercício físico é positivo” – isto se aplica especialmente à geração com mais de 60 anos. Especialmente conforme envelhecemos, esportes são uma forma incrível de nos mantermos saudáveis. Isto se aplica também à terceira idade: força e resistência, equilíbriomobilidade são os pilares de um programa de treinamento holístico. Para garantir a sua segurança, consulte seu médico antes de começar a treinar.

Qualquer pessoa que treine regularmente e de modo correto na terceira idade pode gozar de músculos, tendões e ligamentos flexíveis e, ao mesmo tempo, manter a sua agilidade mental. Além disso, especialistas concordam que o exercício ao ar livre inunda o corpo com “hormônios da felicidade”. Então o que está esperando? Comece. Como primeiro passo, compartilharemos com você as nossas melhores dicas de treinamento.

Resistência

Resistência é a capacidade de manter um esforço específico por um longo período. Portanto, é tão importante para idosos treinar a resistência quanto é importante fortalecer a musculatura. A boa notícia: isso pode ser feito gradualmente. Mesmo duas ou três caminhadas em ritmo acelerado por semana são suficientes para melhorar a sua resistência. Quem quiser mais ação pode também pedalar, nadar algumas piscinas ou experimentar a caminhada nórdica.

Equilíbrio

Um bom senso de equilíbrio é a melhor proteção contra quedas e pode ser facilmente desenvolvido. Esportes como dança ou tai chi são especialmente bons neste quesito. Um exercício de equilíbrio popular que pode ser realizado em casa é a posição em tandem: Coloque um pé na frente do outro, de modo que o calcanhar do pé da frente toque os dedos do pé de trás. Quando conseguir manter bem o equilíbrio nesta posição, redistribua seu peso lentamente do pé de trás para o da frente e de volta novamente.

Mobilidade

Os gatos intuitivamente fazem o que está certo após terminarem a sua soneca do meio-dia: eles se alongam bem antes de continuar sua atividade de caçar ratos. Nós, humanos, podemos aprender uma lição com eles. Quem se alonga antes e depois de fazer exercício mantém a flexibilidade e a maleabilidade da musculatura. Ioga também é uma forma eficaz de manter a forma sem sobrecarregar corpo. Muitas academias oferecem programas de esportes especiais e ioga para idosos - vale perguntar sobre eles.

Uma escolha inteligente: treinamento mais fácil com acessórios

Musculação, tai chi, dança ou ioga – seja o que for que você decidir, consulte especialistas em saúde e esportes. O motivo: Médicos e treinadores podem lhe dar dicas valiosas e são informados quanto a acessórios que podem tornar o treinamento mais fácil para você, de modo a aumentar o prazer que você tem com a prática esportiva.

Se tiver fraqueza articular, por exemplo, o médico pode lhe recomendar uma órtese que estabiliza a articulação e, assim, garante a distribuição da carga durante a prática esportiva. Tipos modernos podem, de fato, influenciar a sua percepção corporal, de modo a melhorar a sua resposta a estímulos e reduzir o risco de lesões.

As meias de compressão podem aliviar consideravelmente casos de fraqueza do tecido conjuntivo, doenças venosas e obesidade. Elas melhoram o retorno venoso para o coração e evitam o acúmulo de sangue nas pernas. Revendedores especializados agora fornecem meias de compressão esportivas para praticamente todos os esportes.

Os produtos da marca CEP não só têm aparência elegante como, graças a seu perfil de pressão sofisticado da tecnologia de compressão da medi, eles também têm um efeito de melhorar o desempenho e reduzir a fase de recuperação após o treino.

Paralelamente a isso, os números crescentes de academias estão oferecendo programas de exercícios específicos para idosos, que levam em consideração doenças como osteoporose, artrose ou diabetes. Esses programas sempre se focam nas necessidades do indivíduo. Além disso, equipamentos de treinamento de força modernos, controlados por chip, se ajustam automaticamente à pessoa que os está usando e, assim, garantem condições de treinamento ideais. Resumindo: certifique-se de que tem um programa de saúde completo e de que obtém recomendações de especialistas antes de começar. Então você poderá desfrutar ao máximo do elixir mágico contra o envelhecimento, a prática esportiva.